segunda-feira, 14 de dezembro de 2009

Formula Indy em SP

Em 2010 será realizada uma etapa da Formula Indy em São Paulo, até aí tudo bem. Os problemas são o local e a data da realização da prova. Querem montar um circuito de rua passando pela Marginal Tietê e Sambódromo do Anhembi com a prova sendo realizada em março.

Ao meu ver são erros graves, primeiro que em São Paulo existe o Autódromo de Interlagos que acabou de ser utilizado para a F1, e estaria totalmente preparado pra receber uma prova da Indy. Com certeza o investimento seria menor com a prova em Interlagos, já existe também toda uma estrutura de como se fazer um evento desse lá, desde segurança ao público como transporte coletivo que leva e traz o torcedor.

Do ponto de vista de segurança dos pilotos, acho difícil que num circuito de rua montado as pressas possa ter a mesma segurança que Interlagos.

Sobre a data da prova, a F1 mudou de Março para outubro por causa das chuvas que sempre caem em março em São Paulo. Já imaginaram a corrida acontecendo, no asfalto comum com as chuvas fortes que ocorrem nessa época?? Pior, e se alaga a marginal ???

Juro que essa da formula Indy eu não entendi. Por que não se tenta a prova em Julho, pra fugir das chuvas e não concorrer com a F1, e em Interlagos que o óbvio???

4 comentários:

Homem-Invisível disse...

Meu outro comentário no post passado se perdeu nos confins do universo cibernético.

Mas quanto à Indy, tem alguns detalhes aí. Por obrigação contratual, é proibido um autódromo que tenha F1 ser utilizado para a Indy. Poderia até ser, mas a negociação é bem complicada. Então, Interlagos, no way.

Essa história da Marginal é péssima, pura publicidade pro Serra (que acabou de financiar a reforma da Marginal), mas parece que já está confirmado para o Anhembi.

O que não melhora em nada, convenhamos. Afinal, será utilizado o Sambódromo, que TODOS sabemos que não tem um asfalto decente para uma prova desse nível. Pior ainda: não dá para arrumar direito a região, pq tem o carnaval 15 dias antes.

Ao meu ver, foi um erro SP ter aceitado a prova. Mas, já que fizeram isso, acho que o lugar mais fácil de ser ajeitado seria a região próxima ao Pq Ibirapuera, que até o Nelsinho Piquet andou ano passado. Veremos...

Nelson Alves disse...

pelo que eu saiba isso de contrato não existe, tanto que Indianapolis foi sede de F1 e Indy alguns anos, e só saiu do calendário após a prova de 2007, devido a um impasse econômico entre os promotores do GP, patrocinadores e Bernie Ecclestone.

Homem-Invisível disse...

Existe sim. O que não quer dizer que não possa ser renegociado. Além de Indianápolis, Montreal também já foi sede de ambos simultaneamente.

Eu esqueci de comentar no comentário anterior ("comentar no comentário" é péssimo) a escolha da data, que você sugeriu em julho. O problema foi que o RJ foi quem negociou tudo. Acertou a data, acertou a Indy vir pro Brasil e na hora de assinar o contrato, pulou fora. Assim, SP recebeu essa "bomba" na mão e aceitou fazer.

Não que não seja legal. Pelo contrário. Mas gostaria que fosse feito com calma, de forma pensada e organizada.

Nelson Alves disse...

Homem invisível, vc tem razão, realmente existe um contrato entre interlagos e a F1 que impede a realização da Indy lá.